Ele tem o corpo musculoso. Mãos ásperas de quem já levantou muito peso ou arou muito a terra e sujas. Difícil saber sua idade, pois tem cabelos brancos, rosto marcado, mas pode ser mais velho do que eu imagino. Possui menos dentes na boca do que esperamos encontrar em alguém. Às vezes, seu cheiro também não é dos melhores, mas isto não faz a menor diferença.
Alguns dizem que ele parece um morador de rua, outros atravessam a rua para não ter que falar com ele.
A primeira vez que percebi sua existência estava tentando fazer um cão, extremamente assustado, comer. Era um cão perdido, de rua, que por medo não ia até a ração que ele colocou na calçada. A ração, por acaso era dos seus quatro cães. Este senhor chorava como criança e dizia desesperado: ” ele está com medo e eu não to conseguindo fazer ele comer, tadinho dele! ”
Foi a primeira vez que ele me emocionou.
Tempos depois nos encontramos novamente eu estava de novo passeando com a minha cachorra e ele falou que ia me indicar uma clínica veterinária, que era muito boa e tratava os bichinhos muito bem. Enquanto eu passeava com ela, ele foi até a sua casa (que eu não sei onde fica) e voltou para me entregar o telefone. Achei de uma gentileza tamanha.
Por estes dias nos vimos novamente e quis saber sobre a minha cachorra, perguntou sua idade, falei que ela já é uma senhora, que está ficando cansada mais rapidamente e começamos a falar sobre este tema.
Foi a segunda vez que ele me emocionou.
Neste dia ele disse que todo bem que a gente faz para um animal volta para a gente e que a minha cachorra sabia de tudo o que eu fazia por ela. E que enquanto ela vivesse estaria sendo muito bem cuidada por mim. Falou também que se ele quer voltar à Terra somente para proteger os bichinhos porque é para isto que ele nasceu nesta vida e nas próximas.
Este homem que eu não sei o nome, que muitas pessoas atravessam a rua quando ele passa e outros fingem que não existe, tem um coração muito maior do que o meu e o de muitas pessoas da terra. Ele está sempre sorrindo, cantando e cumprimentando as pessoas. Virou uma pessoa que sempre entrará em minhas orações, porque ele sabe, melhor do que ninguém, que nesta vida não é o que temos que faz a diferença e sim o que somos.
Curiosamente dia 04 de outubro foi o dia de São Francisco de Assis e eu acho que um de seus discípulos vive aqui perto de casa. E eu, que jamais pensei, tive a sorte de conhecê-lo.
A vida é muito mais simples do que pensamos, muito mais leve quando amamos e muito mais doce quando não julgamos!