Me diga, o que você está sentindo?
Essa frase te assusta? ” – Me diga, o que você está sentindo?”
Não se sinta só, pois a maioria das pessoas tem essa mesma sensação. Falar é algo desafiador, principalmente quando envolve seus próprios sentimentos.
Meu objetivo aqui não é te convencer a mudar seu jeito, porém, te mostrar um outro lado dessa história. Sabia que falar é terapêutico?
É comprovado que uma escuta ativa, focada no outro pode gerar momentos de bem-estar e sensação de acolhimento para quem fala. Por isso que as terapias são tão bem-vindas!
E quando alguém nos trata mal?
Se alguém trata a gente de uma forma que não gostamos, que nos machuca, se a forma como foi falado nos fez sentir mal, podemos conversar com esta pessoa e dizer como nos sentimos diante a atitude dela. Temos este direito.
Estar magoado, se sentindo ofendido e não dizer isso a quem nos fez sentir assim acaba fazendo mal a apenas a uma pessoa: nós mesmos.
E se me acharem sensível demais?
Se vão achar melindre, sentimentalismo, sensibilidade a mais a questão é com a pessoa que acha isso. Somos feitos de carne, osso e sentimentos e se alguém fere os nossos sentimentos vamos guardar?
O que vão pensar sobre a nossa atitude é do outro e não nosso.
E para isso é necessário que a gente tenha segurança em nós, no nosso posicionamento. Não precisamos brigar, mas podemos ter uma conversa sincera, não violenta, que exponha como nós nos sentimos.
Como posso aprender a dizer o que sinto?
Isso tudo para dizer que dentro do setting terapêutico o que eu mais vejo é gente magoada, ofendida, sentida e calada. Que tem receio de dizer o que se sente porque se preocupa mais com a opinião do outro do que a sua própria opinião.
Se a gente não diz ao outro o que ele nos fez como ele vai saber que não foi legal?
O diálogo é a melhor forma de resolver qualquer questão, mas sempre vejo as pessoas guardarem em seus baús, anos de mágoas que podem ser revertidas e ressignificadas.
E é dentro deste mesmo espaço acolhedor e sem julgamento que eu vejo muitas pessoas mudando seu modo de agir e pensar e manifestando seus sentimentos ao outro.
A terapia é um lugar seguro e confiável para que você comece a identificar seus gatilhos e movimentos que te boicotam. Se você se identificou neste texto, conte comigo. e agende a sua sessão.