Mais empatia por favor!
Empatia, do grego quer dizer “en” estar dentro de, junto de verdade. É aquela pessoa que está junto contigo para o que for preciso porque ela vai sentir seu problema, se colocar no seu lugar e entender o que se passa contigo, e se não conseguir entender estará ao seu lado para que você possa desabafar e se sentir compreendido.
Quantas vezes acontece algo com a gente e ficamos procurando pessoas que não vão nos julgar, culpar ou criticar nossos atos? Estas pessoas que a gente busca são as empáticas. São aquelas livres de julgamentos, que estão lá para nos ouvir e ajudar da melhor forma possível.
O mundo precisa de empáticos. O mundo precisa ser sentido e ouvido. O mundo precisa de pessoas que estejam disponíveis para o outro. Sem críticas. Sem julgamentos. Sem culpas.
Quem são os empáticos?
Os empáticos não ficam em cima do muro, não tem dúvidas sobre o que te dizer. Os empáticos farão o melhor a ser feito, mesmo que este melhor seja ficar te ouvindo 3 horas falando sobre o mesmo tema.
Isto nos faz pensar sobre o outro de maneira diferente. A capa do livro pode muitas vezes camuflar o conteúdo dele, ou seja, o que a pessoa te mostra, muitas vezes é bem diferente daquilo que ela sente, pensa e vive. Porque muitas pessoas preferem “esconder” como forma de proteção seus sentimentos e medos trazidos do passado.
E é por isto que os nossos julgamentos precisam ser os menores possíveis, porque nós nunca sabemos o que realmente se passa no mais íntimo das outras pessoas.
A empatia pode ser um exercício diário, muitas vezes difícil para os egoístas, mas pode nos trazer muito mais próximo dos outros e fazer com que sejamos bem melhores para nós mesmos.