Quem gosta de escrever certamente vai se identificar com o que vou falar agora… pois antes de começar esse texto, várias ideias surgiram em relação a que assunto eu poderia falar: a ansiedade galopante que circunda nossas vidas, o peso da cobrança social, a socialização primária (traduzindo: aquelas coisas que a gente aprende quando criança e que ficam“agarradas” na pele pelo resto da vida), a dificuldade de mostrar a nossa vulnerabilidade numa sociedade que vive de aparências, a era dos excessos (de afazeres, de e-mails, de redes sociais, de informação etc.) enfim…
Parecia então que não haveria dificuldade, já que havia tantos assuntos povoando a minha mente. E aí que eu me dei conta de que essa “quantidade” também revela um paradoxo: muita coisa para escrever e, ao mesmo tempo, nada a dizer! Talvez porque não haja respostas concretas o suficiente para nos livrar desses temas complexos que povoam o nosso dia a dia, ou que sejam convincentes a ponto de fazer você parar para ler meu texto!
E aí, pensando em tudo isso, me dei conta do que eu realmente precisava dizer: a quantidade de tempo que a gente investe escolhendo, pensando, selecionando, conjecturando, se perdendo nas possibilidades e… deixando de viver! Sim, porque cada vez que a gente dá um giro completo pela TV, roda a barra de rolagem da rede social ou zapeia todas as categorias da Netflix, segundos preciosos da vida se foram… tempo que escorreu pelos dedos, não volta.
No fundo, a reflexão é: quanto tempo temos gasto querendo escolher e deixando de viver?
Quantas pessoas passam despercebidas ao lado por que estamos pensando no próximo evento e deixando de desfrutar o agora? Quanto do belo e do simples não são notados diante da multidão de informações? Essa lição eu também preciso aprender. Desconfio que isso passa pela leveza… o que é leve não cansa, não pesa, não esgota. E que até o próximo texto, estejamos todos mais leves e desfrutando um pouco mais os instantes que fazem a vida acontecer!
Simone Alves da Costa é professora universitária e consultora de carreira. Adora contribuir com o desenvolvimento das pessoas por meio da escrita!