E quando somos nós?
Quando a questão é com a gente? Quando não sabemos ouvir, entender o ponto de vista do outro, aceitar que as pessoas são diferentes e que dificilmente todo mundo vai pensar da mesma forma?
E ai? Como faz?
O mundo está cheio de pessoas difíceis? Está, mas muitas vezes apontamos o dedo para o outro e esquecemos que nós causamos muitas situações desnecessárias.
E aquele dia que você cavou uma briga só porque acordou da pá virada ou porque seu dia foi super pesado e acabou descontando na primeira pessoa que apareceu?
Somos também promotores de momentos ruins.
Temos nossos requintes de crueldade, pois estamos na Terra, planeta de provas e expiações. Se estamos por aqui é porque temos muito a aprender.
Então, ao invés de falar do outro. Julgar o outro. Criticar o outro. Dizer que as coisas estão do jeito que estão por causa do outro, podemos ter um pensamento voltado em nós mesmos. Sendo sinceros com a gente mesmo e vendo o quanto erramos, o quanto nosso orgulho e vaidade ainda nos dominam e a partir dai reverter o quadro.
Basta pedir desculpas
Foi rude com alguém? Quem sabe uma conversa franca explicando estávamos irritados com outra coisa e descontamos erroneamente nesta pessoa. Uma postura humilde, que esteja aberta para críticas pode ser a chave.
Da mesma forma que o outro só muda quando quer, nós só mudamos quando queremos. Então que comecemos agora, neste exato momento, focados mais em nós e menos nos outros. Pensando em sermos melhores para a gente e consequentemente para o outro. Todo dia um pouquinho mais.
Vamos começar?