É hoje o dia
Hoje é o dia, é o único dia que nós temos já parou para pensar sobre isso? Sei que falando assim parece até estranho, porém é a realidade, não vivemos do ontem e nem do amanhã, vivemos do hoje.
Muitas pessoas possuem certa dificuldade em viver o hoje e precisam se certificar do amanhã ou do ontem para viverem.
Nós somos a somatória de experiências vividas e isso inclui bons momentos e outros não. Do mesmo modo, todos os dias temos possibilidades de vivermos novas histórias.
Quando ficamos muito presos ao passado, melancólicos, relembrando de momentos vividos não permitimos que o passado seja apenas uma lembrança, não permitirmos que ele fique no tempo que deveria ficar.
Quando acumulamos preocupações sobre o nosso futuro estamos agitando nossa mente e vivendo no que chamamos de ansiedade.
O que é a ansiedade?
É uma reação que acontece com todas as pessoas diante de acontecimentos específicos. Algumas pessoas sentem de uma forma mais intensa. O que irá determinar se é algo fora do normal é a frequência e intensidade destas sensações.
As sensações mais comuns envolvem em ver perigo em tudo, perder apetite ou comer demais, ter muitas tensões musculares, medo de falar em público, inquietações, preocupações, perfeccionismo e pensamentos excessivos.
Já os sintomas físicos mais comuns são tremores, dores de barriga, mãos geladas, suores excessivos, coração acelerado, tontura e cansaço, sensação de falta de ar e dificuldade para engolir.
Essas sensações e sintomas muitas vezes podem ser diminuídos em terapia ou com um trabalho multidisciplinar.
Vivendo um dia de cada vez
Para que a gente possa minimizar as sensações de melancolia e ansiedade podemos trabalhar nossa mente a manter-se no agora. Um dia de cada vez aproveitando cada segundo dele.
O que você tem para fazer hoje? Já fez o que precisava ser feito? Está vivendo o hoje ou pensando no que tem para fazer amanhã?
Se você está usando o dia de hoje para pensar sobre o dia de amanhã provavelmente está deixando algo passar do seu presente. E amanhã pode ser que você olhe para hoje ressentido pensando que poderia ter aproveitado mais.
O momento presente
Precisamos de coragem para viver a vida conforme seu próprio tempo. Cada dia em seu lugar, e hoje é no hoje.
É importante também você reconhecer as belezas do instante presente e são muitas. E se esta prática foi muito desafiadora para você,