Dar e receber são um só
A vida é uma troca constante e estamos o tempo todo dando ou recebendo algo do mundo. Às vezes, entendemos errado o que é este dar e receber.
No início do ano (2021) encarei a jornada de participar da leitura do livro Um curso em milagres (UCEM) que foi proposto pela Maria do Sol. Basicamente o objetivo é ouvir a leitura diária do livro através de um canal no Telegram e a leitura do exercício que geralmente inclui meditar numa determinada frase.
Iniciei sem saber até quando eu me manteria firme nos exercícios e áudios, mas a verdade é que estamos em junho/2021 e continuo seguindo a leitura.
O que isso tem a ver com dar e receber?
Já reparei em vários momentos deste trabalho que aquilo que sinto está sincronicamente sendo falado na leitura e aprofundado na tarefa do dia. A frase de hoje foi a que está em destaque na imagem que acompanha o texto. E eu vi tanto sentido nisso que resolvi fazer este artigo.
Imagine que desde pequena uma criança receba muito amor e carinho dos pais, se sentiu ouvida, falava dos seus sentimentos, medos e inseguranças sem se sentir desrespeitada. A possibilidade dela ser assim em sua caminhada com outras pessoas de várias outras áreas de sua vida é bem grande.
O mesmo acontece se a estrutura familiar não teve como base o respeito, a abertura para o diálogo e a empatia. Esta criança não terá este recurso para dar ao seu mundo externo, mas poderá aprender.
O que está transbordando em você?
O que transborda em mim é o que em algum momento foi colocado em mim, m nós. Se eu recebo muito carinho eu serei carinhosa, se eu tenho muita tristeza transbordarei tristeza.
Se dentro de mim existe a certeza de dias melhores levarei isso adiante, mas tudo o que eu tenho para dar eu recebi em algum momento em minha vida.
Refletir com perguntas como esta pode ser o caminho para que você compreenda melhor a sua origem e história, através do autoconhecimento pela terapia você também pode ampliar sua visão de mundo e principalmente sua visão interna com melhores escolhas e decisões.
Dar e receber são um só e quanto mais a gente compreende que o que temos para dar é algo que recebemos em nossa jornada, mais possibilidades de saber o que queremos que fique em nós.