Todos nós somos entrelaçados nesta comunidade chamada Terra. Temos deveres sim, responsabilidades, obrigações e faz parte da nossa existência termos isto. Porém, quando foi a última vez que você tirou um tempinho para ser feliz?
Quando falamos em felicidade é muito normal recorrermos ao período de férias que tiramos, aos finais de semana, feriados, mas esquecemos que podemos escolher termos mais momentos de alegria fora do momento “off” da vida cotidiana.
É claro que não temos como estar bem o tempo todo e nem alegres 24 horas do dia e eu acharia isto bem estranho, pois somos sugestionados por vários estímulos e eles podem ser positivos ou negativos e isto acaba afetando o nosso humor, mas podemos começar a filtrar aquilo que queremos ter por perto ou não.
Para quem não conhece, a psicologia positiva é embasada em 5 pilares que podem auxiliar neste processo de bem estar e qualidade de vida. Vou falar um pouquinho sobre cada um deles para que possamos reparar no nosso dia a dia quais deles estão faltando no nosso momento presente.
Emoções positivas: normalmente está relacionado ao prazer e a diversão. Prazer é a satisfação das necessidades físicas, como a fome, a sede, o sono. E diversão vem de estímulos intelectuais e da criatividade, como assistir a um show, uma peça de teatro, um filme. Aproveitar destes momentos para termos um estoque de ânimo para continuar a jornada torna-se um aliado quando a situação em que vivemos está mais difícil de ser enfrentada.
Engajamento: é o quanto que nós estamos focados em nossas atividades diárias, o quanto somos impulsionados em estarmos desenvolvendo determinada função, entrando em estado de “flow”. Isto significa que se estamos em trabalhos que nada tem a ver conosco ou que só pensamos em ir embora, podemos estar dispendendo tempo e energia a algo que não vai nos trazer a sensação de valorização, compromisso e contribuição.
Relacionamentos: fazemos parte de uma sociedade e, portanto, convivemos com outras pessoas. Nascemos para viver em convívio social. Construindo uma relação saudável e forte com os outros, melhoramos o nosso bem estar. Pessoas que se isolam do mundo costumam perder a perspectiva sobre ele. Lembrando sempre que relações saudáveis são baseadas em confiança, apoio mútuo, colaboração, partilha e reciprocidade!
Significado ou propósito: Quando sentimos que fazemos algo maior que nós mesmos, que nos tornamos úteis para a humanidade, que estamos aqui para cumprir uma missão designada a nós, nosso senso de coletividade, de fé, amor e respeito ao outro torna-se ainda maior. E se tudo isto está ligado ao nosso trabalho reforçando nossas crenças pessoais e valores temos uma sensação de completude.
Realizações: elas são as nossas famosas metas. Perseverar num objetivo, ter clareza sobre aquilo que queremos em nossa vida, ter a noção real do quanto o que queremos pode ou não prejudicar o outro e ai sim decidirmos qual caminho trilhar, tudo isto são metas. Objetivo pode ser ler um capítulo por dia do livro que estamos estudando ou decidir aumentar a ingestão de líquidos diários. Muitas vezes, criamos metas inatingíveis e com isto desanimamos. O sentimento de “eu consegui realizar” nos causa uma sensação imensa de bem estar. Uma dica simples é – toda as noites escrever as metas do dia seguinte e ir conforme completadas dar “ok” a cada tarefa realizada.
Com certeza, a felicidade é composta por vários estímulos, internos e externos, mas o mais importante são os incentivos que nós mesmos aplicamos em nossa jornada. Respeitando e amando o próximo como ele é.