Como organizar o tempo?
Se tem uma palavra que não sai da moda é a palavra tempo. E aqui neste texto eu vou compartilhar algumas reflexões sobre isso e dar umas dicas sobre como organizar o tempo.
No mundo de hoje o nosso tempo vale ouro, não é mesmo?
E olha só, na maioria das vezes, o nosso discurso de não encontrar um amigo, não visitar um familiar que mora mais distante, não fazer os check-ups, não cuidar de rotinas básicas como o jardim, não conhecer um novo restaurante ou qualquer outra atividade que faça sair da rotina é o que? A falta de tempo.
O mito grego de Chronos e Kairós?
Vamos falar um pouquinho sobre a mitologia grega? Na mitologia grega, Chronos é o deus do tempo, filho caçula de Urano (representação do céu) e Gaia (personificação da terra), o mais novo dos seis poderosos titãs que formavam a primeira geração de seres divinos.
Chronos é o deus do tempo quantificado, ou seja, o tempo do relógio, cronometrado, aquele que podemos medir em horas, minutos, dias, semanas, meses e anos.
Ele é representado como um velho que controlava o tempo de nascimento e morte. E é deste nome “Kronos” que surgiu a palavra cronômetro.
Se a gente for olhar com atenção para este deus podemos notar o quanto ele ainda nos domina. Estamos sempre de olho no calendário, correndo atrás daquilo que às vezes nem a gente sabe ao certo dizer o que é.
Um exemplo simples, por acaso você fá foi buscar algo na cozinha e esqueceu o que era? A correria é uma forma de fazer com que a gente se perca no caminho.
E quem é Kairós?
Kairós, filho de Zeus, deus do poder, com a deusa da sorte e prosperidade. É o deus do tempo oportuno, daquela janela de oportunidade que se abre em nossa vida, mas que não tem cronômetro algum. Ele é representado por um homem calvo de apenas um cacho de cabelo na testa, com asas nos ombros e com uma agilidade ímpar que só era possível parar olhando ele de frente e segurando a única mecha de cachos dele.
Como ele era muito rápido, os desatentos não percebiam ele passar e depois que ele passava era impossível trazer ele de volta.
Kairós nos mostra sobre a qualidade do momento vivido, a hora certa no momento certo. E nos mostra também que quando esta hora chega, temos que agarrá-la, porque ela passa rapidamente e não volta mais.
Este tempo não pertence a Kronos, ele somente acontece sem hora marcada. São aqueles momentos únicos e inesquecíveis que vivemos em que precisamos olhar de frente e agarrar a oportunidade. Quando estamos vivendo no tempo de Kairós, as oportunidades aumentam.
O que você tem feito com o seu tempo?
Seguindo a mitologia grega para nos auxiliar, podemos refletir no equilíbrio entre a hora cronometrada (Kronos) e a janela das oportunidades (Kairós).
Algumas pessoas tem mais dificuldades em trabalhar com o tempo, de amigo ele vira inimigo. São as pessoas que ficam mais ansiosas, bastante ativas, que não conseguem acalmar a alma, a mente e aguardar pelo tempo.
O tempo é uma dádiva, mas não utilizar de forma produtiva é realmente jogá-lo fora.
Será que você tem engolido seu tempo? Tem executado as atribuições no botão automático da vida?
Dicas para organizar melhor o tempo
Em termos práticos existem algumas coisas que ajudam na organização do tempo:
- liste o que precisa executar na noite anterior
- dê prioridade às tarefas, se você tem 3 prioridades, você não tem nenhuma
- evite distrações, como smartphones, redes sociais entre outros
- faça pausas entre uma tarefa e outra
- reserve um tempo para você
- utilize da técnica Pomodoro*
*divide o seu tempo para executar tarefas em intervalos focados de 30 minutos e 5 minutos de intervalo para descansar.
Outras dicas para o tempo ser seu amigo
Por mais que existam técnicas, ferramentas, estudos sobre gestão do tempo, sabemos que na vida acontecimentos surgem sem previsão e aprender a utilizar do equilíbrio entre os tantos lados da nossa vida é um excelente caminho.
Aos ansiosos, hiperativos, aos que tem problemas relacionados com foco e concentração é importante pensar sobre este tempo de Kairós para agir no momento oportuno.
Também é válido se perdoar em dias que seus compromissos estão atropelados e seus pensamentos também.
Ter autocompaixão é a uma forma amorosa que podemos ter em momentos que Chronos nos cobra e que não entramos no ritmo de Kairós.
Separe um momento do dia para fazer suas anotações reflexivas, escrever seus sentimentos, fazer meditação, reparar nos momentos oportunos para agir.
E se você achou que é muita informação de uma vez para compreender, tudo bem, quem sabe eu possa te auxiliar?