Como lidar com as perdas?
Luto, perda, são temas que a gente evita falar, mas por mais que a gente não queira falar sobre eles, eles acontecem em nossa vida e não só tem a ver com a morte de alguém.
Podemos perder um emprego, dinheiro, um amigo que decidiu seguir o caminho dele sem nós ou qualquer outra situação que nos faz sentirmos abandonados e também a morte física de alguém querido.
4 dicas para lidar com a perda
- aceitar que aconteceu é o primeiro passo;
- sentir a dor, seja ela qual for;
- conversar com pessoas queridas;
- buscar ajuda de um profissional, neste caso um terapeuta.
Em alguns casos, a perda é tão desafiadora de ser elaborada que a alternativa é esconder o sentimento e fingir que está tudo bem. Isso dá uma falsa sensação de doer menos, porém, não é bem assim.
O luto precisa de tempo de ser sentido e é muito comum darem medicamentos quando alguém passa por um trauma grande.
Os medicamentos são importantes, mas devem ser usados quando solicitados por um psiquiatra que esteja em trabalho conjunto com o terapeuta.
Fora isto, se medicar para não sentir é apenas prorrogar a dor.
Existe uma razão para a dor, pois uma perda pode nos auxiliar para lidar com frustrações e aprendermos com a resiliência.
Resiliência tem a ver com a nossa capacidade de nos adaptarmos a novas realidades mesmo sendo mais duras ou difíceis.
Tenha certeza que um terapeuta terá todo o conhecimento necessário para te auxiliar em momentos assim, não resista a ter esta ajuda.
Nossa história inclui perdas
Ao olhar para trás, podemos encontrar um caminho de gratidão inclusive por algumas perdas que tivemos, o que vale mesmo é saber que logo em seguida da ausência vem um amadurecimento.
O nosso mundo pode ser feito com menos apego e mais compreensão, principalmente tendo a consciência de que nada é nosso e que não faz sentido querer algo só para nós.
E com isto o sentido da vida muda junto com a vontade de viver e se tornar mais leve.