Caridade por opção
Vi outro dia no metrô uma cena que me emocionou, um idoso andando com dificuldade e um homem mais novo ao lado dele ajudando. Assim que olhei pensei – isto que é amigo. Eles iam em direção ao elevador e quando chegaram na porta o homem mais novo pediu para segurarem a porta, como a pessoa de dentro não ouviu eu fui lá segurar a porta para eles.
O mais novo me disse:
” – Deus te abençoe, muito obrigado ”
O senhor entrou no elevador e agradeceu a mim e ao jovem e foi ai que eu percebi que eles não se conheciam.
Nos olhamos e novamente ele agradeceu como se o que ele tivesse feito era nada mais que sua obrigação.
Quando a correria se torna detalhe
Em meio a correria daquele metrô com milhares de pessoas se atropelando sem se ver, um homem se ofereceu a ajudar aquele idoso deixando de lado seus horários ou compromissos simplesmente pela boa ação.
O meu ato foi apenas um detalhe, mas ter participado daquilo me fez tão bem que meu dia começou e terminou feliz.
A caridade nos bate à porta várias vezes e a gente muitas vezes nem vê. Um simples olhar pode mudar tudo se não estivermos focado em nossos compromissos, horários, preocupações do dia a dia.
Olhar ao redor vai bem mais adiante de nosso círculo de amizade, é aprender a perceber o outro, sorrir mais, perdoar, querer bem ao próximo, agradecer e principalmente praticar a caridade.
O que é caridade para você?
Ela vai bem mais longe que doar dinheiro para uma instituição., embora ajuda financeira seja de grande utilidade, podemos auxiliar respondendo a uma pessoa que nos pede algo, olhando nos olhos de um idoso ou para qualquer outra pessoa, para que o outro se sinta visto, percebido.
É cuidar do outro como se ele fosse da nossa família, como se fosse a conexão entre o Universo e a gente. Caridade é ter um tempo para o outro igual ao que temos para nós.
Que possamos notar cada dia mais estas possibilidades.