A leveza está em nós
Eu aprendi uma coisa com o tempo, todo mundo tem fraqueza e usa a arma que tem para se defender, seja ela no autoflagelamento, no drama, se vitimizando, se colocando como coitado, culpado, atacando, sempre existe uma forma de defesa.
Esta conclusão que faço envolve a minha curiosidade pelo comportamento humano e também por ter me visto várias vezes nestas situações.
Já fui a vítima, a coitada, a dramática, a que ataca para se defender, enfim, todos nós somos um pouco de cada quando nos vemos em situação de ameaça. É natural, faz parte do ser humano.
As nossas defesas
Porém, a gente pode aprender com isto e eu aprendi sobre minhas ferramentas de defesa, comecei a notar em quais situações me sentia assim e como eu reagia e reajo, afinal, sou humana e foi ai que cheguei à conclusão que se eu me colocar no lugar do outro eu posso relevar, desculpar e compreender. Porque eu também reajo muitas vezes desta forma.
Eu preciso trazer para mim a questão, pois só consigo fazer tudo isto com o outro quando eu consigo me perdoar, relevar meus erros, defeitos e fraquezas. Seja por ter engordado dois quilos, ou seja, por ter brigado com alguém que não merecia. Não importa o tamanho do erro, importa notá-lo e podendo, repará-lo.
Como perdoar, se não me perdoo?
Como eu posso relevar o outro se quando eu “erro” eu me diminuo internamente e muitas vezes até me ofendo em voz alta? Sejamos mais complacentes, mais humanos e menos “olho por olho, dente por dente”. A vida pode ser mais leve sim, mas só se a gente olhá-la desta forma, caso contrário ela será sempre um grande fardo em nosso caminho.
E ai? Preparados para ter uma vida mais leve?